Risco Genético à Obesidade
Pós Gestacional

O teste genético para Obesidade Pós-Gestacional do Centro de Genomas® avalia o gene GNB3 e seus polimorfismos (GNB3 G protein subunit beta 3).

O Genótipo 825TT é um fator de risco para a Obesidade Pós Gestacional

Estudos demonstram que o genótipo 825TT do GNB3 contribui para um alto risco de hipertensão e obesidade em vários grupos étnicos(1,2). Estudos também revelam que presença do genótipo 825TT é um fator determinante para o aumento da massa corporal durante a gravidez(3) e favorece a retenção de peso após o parto(4). O genótipo 825TT em mulheres grávidas também está associado a baixo peso ao nascimento de seus filhos(5).

O Gene GNB3

gene GNB3 (GNB3 G protein subunit beta 3) codifica a subunidade GB3 da proteína G. As proteínas G são componentes essenciais de todas as células do nosso corpo, pois são responsáveis pelas transdução de sinais celulares.

O Polimorfismo 825T no Gene GNB3

Polimorfismos são pequenas variações na sequencia do nosso DNA. Os polimorfismos são responsáveis por determinar características que nos diferenciam uns dos outros como, por exemplo, características físicas (peso, altura, cor dos olhos), suscetibilidade ao desenvolvimento de doenças complexas, diferenças na resposta a drogas, metabolização de nutrientes, entre outros.

Um dos polimorfismos mais estudados nos últimos anos está localizado no gene GNB3. O polimorfismo 825T está relacionado a troca C -> T no exon 9 do GNB3. Os indivíduos podem ter os genótipos CC (ausência do polimorfismo), CT (presença do polimorfismo em um dos alelos) ou TT (presença do polimorfismo nos dois alelos).

A presença desse polimorfismo provoca um splice alternativo no qual ocorre a deleção dos nucleotídeos 498-620 do exon 9(1). A consequência dessa deleção in-frame é a síntese de subunidades GB3 que não contém 41 aminoácidos.

As proteínas G que contém a subunidade GB3 alterada apresentam atividade exacerbada e como, consequência, há aumento do sinal de transdução intracelular.

O Polimorfismo 825T é determinante para a Farmacogenética da Sibutramina

polimorfismo 825T do gene GNB3 também concerne resposta à sibutramina, um fármaco empregado no tratamento de redução de peso e sua manutenção. A droga Sibutramina mostra-se eficaz em indivíduos CC, sendo considerados bons respondedores indivíduos portadores desse genótipo. Por outro lado, a sibutramina é menos eficaz ou ineficaz em indivíduos CT ou TT, sendo considerados baixo respondedores ou não respondedores indivíduos portadores desses genótipos.

Centro de Genomas® agora oferece o teste de genotipagem do gene GNB3. Trata-se de um teste preditivo de Medicina Personalizada, Individualizada e de Precisão que identifica a presença do polimorfismo 825T do gene GNB3.
A identificação dessa variante em indivíduos com risco de obesidade e hipertensão permite a implantação precoce de uma dieta equilibrada e atividades físicas regulares, reduzindo assim o risco do desenvolvimento de inúmeras patologias como doenças cardiovasculares, lipidemias e diabetes tipo 2.

A importante associação do genótipo 825TT com aumento de peso durante e após a gestação e a relação desse genótipo com baixo peso ao nascimento, mostra a importância do teste para mulheres que planejam engravidar ou que estejam no período da gestação. A genotipagem GNB3 também permite identificar indivíduos que melhor respondam à sibutramina.

Fale Conosco

Fale por telefone

 0800 771 1137

Fale por WhatsApp

11 93114 9047

Mande um e-mail

CLIQUE AQUI

Endereço

NTO: R. Leandro Dupré, 967
Vl. Clementino – S.Paulo – SP – Brasil
FILIAL/COLETA: R. Loefgreen, 1304 – 1º andar
Vl. Clementino – S.Paulo – SP – Brasil