Embora possam ser encontrados em todo o corpo, as infecções por HCMV estão frequentemente associadas às glândulas salivares.

 

O citomegalovírus humano é uma espécie do gênero Cytomegalovirus, que por sua vez é um membro da família viral conhecida como Herpesviridae ou herpesvírus. É tipicamente abreviado como HCMV ou, comumente, mas de forma mais ambígua, como CMV. É também conhecido como herpesvírus humano-5 (HHV-5). Dentro de Herpesviridae, o HCMV pertence à subfamília Betaherpesvirinae, que também inclui citomegalovírus de outros mamíferos.

A infecção pelo HCMV é tipicamente despercebida em pessoas saudáveis, mas pode ser fatal para pessoas imunocomprometidas, como pessoas infectadas pelo HIV, receptores de transplantes de órgãos ou recém-nascidos. A infecção congênita pelo citomegalovírus pode levar a uma morbidade significativa e até à morte. Após a infecção, o HCMV permanece latente no corpo durante toda a vida e pode ser reativado a qualquer momento. Eventualmente, pode causar carcinoma mucoepidermoide e possivelmente outras neoplasias malignas, como o câncer de próstata.

O HCMV é encontrado em todas as localizações geográficas e grupos socioeconômicos e infecta entre 60% e 70% dos adultos nos países industrializados e quase 100% nos países emergentes. De todos os vírus do herpes, o HCMV abriga a maioria dos genes dedicados a alterar (evadir) a imunidade inata e adaptativa no hospedeiro e representa um ônus vitalício da vigilância antigênica das células T e da disfunção imune. Comumente é indicado pela presença de anticorpos na população geral. A soroprevalência é dependente da idade: 58,9% dos indivíduos com 6 anos ou mais estão infectados com CMV, enquanto 90,8% dos indivíduos com 80 anos ou mais são positivos para o HCMV. [7] O HCMV também é o vírus mais freqüentemente transmitido para um feto em desenvolvimento. A infecção por HCMV é mais disseminada em países em desenvolvimento e em comunidades com menor nível socioeconômico e representa a causa viral mais significativa de defeitos congênitos em países industrializados. O HCMV congênito é a principal causa infecciosa de surdez, dificuldades de aprendizado e deficiência intelectual em crianças. O CMV também “parece ter um grande impacto nos parâmetros imunológicos mais tarde na vida e pode contribuir para o aumento da morbidade e eventual mortalidade”.

Exames Disponíveis:


Condições clínicas relacionadas: