Carrinho

Sem categoria

14 DE NOVEMBRO – DIA MUNDIAL DO DIABETES

By novembro 14, 2018 No Comments

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 13 milhões de brasileiros vivem com a doença, representando quase 7% da população. O diagnóstico é tardio e muitas complicações metabólicas influenciam o status de saúde das pessoas.

No contexto da Nutrição Molecular, alguns genes como TCF7L2 (Transcription Factor 7-like 2) se destacam porque apresentam estratégias nutricionais personalizadas, possibilitando assim condutas mais assertivas, contribuindo também para reduzir o risco cardiovascular. Estudos mostram que quanto mais adesão ao padrão de dieta do Mediterrânea o paciente carreador do alelo de risco tiver, mais benefícios e redução do risco para o desenvolvimento de diabetes, especialmente, diabetes mellitus tipo 2.

Como mostra a figura a seguir.

Saiba mais sobre o gene:

Este gene codifica um fator de transcrição que desempenha papel fundamental na via de sinalização Wnt. A proteína TCF7L2 tem sido implicada na homeostase sanguínea das concentrações de glicose, pois atua na repressão da expressão gênica do pró-glucagon em células enteroendócrinas. As variantes genéticas estão associadas a um risco aumentado de diabetes tipo 2.

By: Dra. Tatiane Fujii

Leave a Reply