Predisposição a menor
hidratação da pele

A Saúde da sua Pele, através
do estudo dos seus Genes!

Centro de Genomas® oferece o teste de Vivase Aqua. Trata-se de um teste preditivo de Medicina Personalizada que, por meio da análise do polimorfismo rs17553719 (A>G) localizado na região promotora 5’UTR do gene AQP3, identifica variantes genéticas que diminuem  o nível de expressão da AQP3 e predispõem a menor hidratação da pele em seus portadores.

O que são as Aquaporinas?

As aquaporinas são proteínas de membrana (conhecidas também como canais de água) que controlam a permeabilidade da camada bilipídica da membrana celular à água.

A Aquaporina 3 (AQP3) atua na hidratação da Pele

Na pele as aquaporinas atuam no processo de hidratação por meio do transporte de água da derme para a epiderme. A aquaporina 3 (AQP3) é especificamente expressa em queratinócitos da camada basal da pele e apresenta papel crucial na hidratação da epiderme (3,4). O controle do processo de hidratação da pele da aquaporina 3 ocorre por meio da diminuição a permeabilidade celular a água e ao glicerol. Além da hidratação da pele, a aquaporina 3 atua também na migração celular e cicatrização de feridas.

Variantes genéticas no gene AQP3 que codifica para a Aquaporina 3 predispõem a menor hidratação da pele.

As aquaporinas são codificadas pelo gene AQP3. Variantes genéticas presentes nesse gene modificam a expressão da AQP3 e, consequentemente, diminuem a quantidade de aquaporina 3 nas células e resultam em menor hidratação da pele de seus portadores. A detecção dessas variantes genéticas no gene AQP3 que favorecem a diminuição da quantidade de aquaporinas nas células é, portanto, uma excelente ferramenta para avaliar o nível de hidratação da pele.

 

O Vivase Aqua

Trata-se de um teste preditivo de Medicina Personalizada que, por meio da análise do polimorfismo rs17553719 (A>G) localizado na região promotora 5’UTR do gene AQP3, identifica variantes genéticas que diminuem o nível de expressão da AQP3 e predispõem a menor hidratação da pele em seus portadores. Dessa forma, o profissional pode atuar de maneira mais personalizada ao indicar o melhor tratamento ou possível correção para o paciente que apresenta essas alterações.

 

A quantidade de Aquaporina 3 nas células da pele diminui com a idade.

Estudos mostram que a quantidade de aquaporina 3 nas células é reduzida com o passar dos anos, prejudicando assim o fluxo de transporte de água da derme para a epiderme e, consequentemente, contribuindo para os processos de desidratação da pele, perda da elasticidade da pele e fotoenvelhecimento.

Fale Conosco

Fale por telefone

 0800 771 1137

Fale por WhatsApp

11 93114 9047

Mande um e-mail

CLIQUE AQUI

Endereço

NTO: R. Leandro Dupré, 967
Vl. Clementino – S.Paulo – SP – Brasil
FILIAL/COLETA: R. Loefgreen, 1304 – 1º andar
Vl. Clementino – S.Paulo – SP – Brasil